A fibra é proveniente de grãos, legumes, frutas e legumes. Ao contrário de outros nutrientes dos alimentos, como carboidratos, proteínas e gorduras, que seu corpo tritura e absorve. Fibra não é digerida e, portanto, passa em grande parte, absorvida e inalterada através de seu estômago, intestino delgado e em seu colo. E ainda absorve o seu peso em água.
Existem dois tipos de fibra a insolúvel, que incentiva a circulação de material através de seu sistema digestivo e aumenta o volume das fezes. Fontes de fibras insolúveis são encontradas em toda farinha de trigo, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais. Já as solúveis dissolvidas em água formam um gel. Podendo ajudar a baixar o colesterol e controlar níveis de açúcar no sangue. Fonte de fibra solúvel pode ser encontrada na aveia, ervilhas, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenoura e cevada.
Os especialistas acreditam que, quando incluindo uma grande variedade de fibra na forma de grãos, legumes, frutas e leguminosas na sua dieta, que pode reduzir o risco para a saúde e proporcionar muitos benefícios também. Alguns benefícios conhecidos incluem o nível de colesterol baixo, controla os níveis de açúcar no sangue e na prevenção da constipação. Além disso, a fibra parece ser importante no tratamento de diabetes.
Apesar de sabermos que alimentos com fibras são bons para sua saúde, o consumo excessivo pode causar gases intestinais, inchaço e cólicas abdominais. Aumente o consumo de fibras em sua dieta gradualmente. Isto irá preparar seu sistema digestivo para se adaptar mais facilmente às mudanças que estão ocorrendo.
Fonte: Fernanda Lage, site Bem Estar
0 comentários:
Postar um comentário