Photobucket
Photobucket
A Clínica Holistetic funciona dentro da Academia Cagin, São Francisco - Manaus, 06hs as 22hs. TEL:(92)3664-6340 ou 9239-6043.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

NOVIDADE PARA ENCOLHER A BARRIGA

Conheça os novos recursos para eliminar a gordura abdominal - uma das principais causas da síndrome metabólica (SM), o conjunto de alterações que aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares

Uma novidade em matéria de medicamentos ecoou no Brasil no final de abril, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou para comercialização no país o rimonabanto, já popularmente conhecido como a "pílula antibarriga". O remédio deve chegar às farmácias a partir deste mês de julho, mas já vem sendo prescrito por vários endocrinologistas para pacientes que precisam reduzir a cintura e que podem desembolsar cerca de um salário mínimo por uma caixa, sufi- ciente para 28 dias de tratamento.

Todo o barulho é justificado. Afinal, trata-se da primeira droga especialmente indicada para quem apresenta circunferência abdominal aumentada - a tal "barriga de chope" nos homens ou aquela gordura acumulada na região do abdômen, responsável por dar a algumas mulheres um corpinho no formato de "maçã".

Mais do que um efeito antiestético, essa aparência já é aceita pela classe médica como um grande fator de risco à saúde. Hoje, sabe-se que o barrigão favorece o aparecimento da síndrome metabólica (SM): "um conjunto de alterações orgânicas, como aumento da pressão arterial, alterações nos níveis de glicose no sangue, redução do colesterol bom (o HDL) e acúmulo de triglicéride (gordura circulante), capaz de aumentar o risco de diabetes do tipo 2 e de doenças cardiovasculares", alerta o endocrinologista Daniel Lerário, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

A boa notícia é que as novidades para tentar reduzir a cintura, e os riscos à saúde, não param no lançamento do rimonabanto. Há mais medicamentos a caminho e até estudos para tentar incluir as cirurgias de estômago como procedimento-padrão no controle das alterações metabólicas estimuladas pela presença da gordura abdominal. Confira os avanços da ciência e o que ainda depende só de você para afastar a síndrome.
RISCOS PARA A 'SM'

A síndrome metabólica ocorre em quem apresenta dois ou mais fatores abaixo:
GORDURA VISCERAL: medida ao nível da cintura: circunferência abdominal maior que 90 cm em homens e maior que 80 cm em mulheres

DIMINUIÇÃO DO BOM COLESTEROL (HDL): menos do que 40 mg/dL em homens e de 50 mg/dL em mulheres.

HIPERTENSÃO: maior do que 13 por 8,5 (130/85 mmHg)

GLICEMIA EM JEJUM: maior do que 100mg/dL;

TRIGLICÉRIDE: acima de 150 mg/dL

0 comentários:

Postar um comentário

Photobucket

Photobucket