Dia 1º de Dezembro é Dia Mundial de Combate a AIDS. É um dia dedicado a reflexão sobre as medidas preventivas e a necessidade da sociedade ser solidária com os portadores do vírus da AIDS.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde e será marcado por atividades de combate à doença em todo o país. Em Manaus, a ação prossegue até o dia 1º e tem como tema “A Aids pode acontecer com você. Cuide-se”. “Como nos demais municípios brasileiros, o objetivo da campanha é despertar na população sexualmente ativa o interesse pela prevenção contra a Aids que se tornou, no decorrer dos anos, um problema de saúde pública no Brasil”, salienta o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.
Conforme observa a chefe do setor de ações controle de DTS/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Silvana de Lima e Silva, a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids teve início na última segunda-feira (22). “As atividades foram antecipadas visando alcançar uma parcela maior do público-alvo, que são pessoas com vida sexual ativa e que podem incorrer em comportamento de risco, como ter relações sexuais sem o uso do preservativo”, frisou a infectologista. Nas atividades, há, ainda, a participação de Organizações Não Governamentais (ONG) e agentes da sociedade civil organizada.
A médica lembra que qualquer pessoa está sujeita a ser infectada pelo vírus da Aids. “Por muito tempo cometemos o equívoco de acreditar que apenas determinados grupos podiam contrair o vírus. Hoje, a população precisa ser conscientizada de que ninguém está imune ao HIV e que as medidas preventivas são simples e devem ser adotadas”, adverte. Neste sentido, ainda admite-se, diz ela, a existência de populações vulneráveis que são aquelas frequentemente sujeitas a comportamento de risco, em função de suas atividades cotidianas como profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis.
Panorama da Aids no Estado do Amazonas:
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, no período de 2007 a 2010 o Amazonas registrou 2.186 casos de HIV/Aids. Do total de casos registrados, 92% foram notificados em Manaus. Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SinanNet) apontam que as principais vítimas do HIV são jovens adultos com idade entre 20 e 34 anos, cuja participação na incidência anual de casos supera 50%, em Manaus, nos anos de 2007, 2008 e 2009. Até setembro deste ano, 48,1% dos casos notificados no município estão nesta faixa etária. O segundo grupo etário mais atingido, no município, são adultos de 35 a 49 anos, com uma média de 33% de incidência anual, no período de 2007 a 2009.
A prevenção ainda é o método mais eficiente para combatermos a epidemia da Aids. A população precisa saber que a doença existe, que sua principal forma de transmissão é o ato sexual e que a prevenção é o melhor remédio neste caso.
Fonte: Semsa
0 comentários:
Postar um comentário