A distimia é um dos transtornos do humor mais comuns. Estima-se que esse distúrbio acometa entre 3% a 5% da população geral, afetando igualmente homens e mulheres. Muitas pessoas portadoras dessa doença não sabem que têm tal problema. Eles acreditam que os sintomas de pessimismo, negativismo, tristeza e baixo nível de energia são componentes normais de sua personalidade.
Os principais sintomas da distimia são: humor deprimido; sensação de desamparo; dificuldade de concentração e de tomada de decisões; baixa estima, baixo nível de energia, fadiga, problemas de sono e alterações do apetite.
Existem outras doenças concomitantes, que possam ser a causa dos sintomas. O problema é definir se a doença orgânica está causando diretamente a depressão, ou se está apenas criando um estresse psicológico crônico, que seria o responsável pelo desenvolvimento dos sintomas depressivos.
Alguns estudos mais recentes mostram que a prática regular de atividade física pode ter um impacto positivo importante no combate à depressão. Além disso, o efeito da atividade física se soma ao do antidepressivo, potencializando o tratamento. Assim, é recomendável a prática de exercício físico regularmente, como parte integrante do tratamento dos pacientes com distimia.
Fonte: Fernanda Lage(Bem estar)
0 comentários:
Postar um comentário