VICIADOS EM MALHAR!!!
A vigorexia é conhecida na área clínica também como anorexia reversa, segundo a psiquiatra Jocelyne Rosenberg, autora do livro "Lindos de Morrer: Dismorfia Corporal e outros Transtornos Obsessivos" (editora Celebris, 112p.). "Como essa pessoa tem uma distorção da imagem corporal, ela não consegue mais parar", afirmou a psiquiatra, que explicou que, enquanto uma pessoa que sofre de anorexia olha no espelho e se vê com excesso de peso, o que sofre com a vigorexia se vê magro demais.
Passar horas fazendo musculação, perda da noção da própria imagem, preocupação exagerada com a alimentação, especialmente quanto à ingestão de proteínas, e a falta de vida social para priorizar a atividade física são características comuns do vigoréxico.
Jocelyne relatou que geralmente homens que foram magros enquanto jovens e sofreram bullying, hostilidade comum em ambiente escolar, estão predispostos a desenvolver o transtorno. "Não são todos que tendem a evoluir para esse problema. Alguns começam a procurar melhorar um pouco essa condição física e acabam indo para a academia, onde buscam de forma obsessiva uma melhora da aparência física."
Muitos que procuram academias querem apenas mais qualidade de vida e saúde através da prática de uma atividade física. Outros adverte a psiquiatra, acabam muitas vezes, fazendo uso de substâncias ilícitas que a princípio correspondem com a expectativa de quem as consome, auxiliam no ganho exagerado da musculatura, mas trazem uma série de riscos à saúde.
0 comentários:
Postar um comentário