Photobucket
Photobucket
A Clínica Holistetic funciona dentro da Academia Cagin, São Francisco - Manaus, 06hs as 22hs. TEL:(92)3664-6340 ou 9239-6043.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O PODER DA LINHAÇA

Linhaça é apontada como capaz de impedir o crescimento do câncer de mama...

O cultivo da linhaça data de cerca de 5 mil anos a.C, é uma das mais antigas plantas cultivadas. Fonte de diversas vitaminas, minerais, proteínas e fibras solúveis, é o tipo de alimento que faz bem para todo mundo, sem contra-indicações.


Além de ser um ótimo repositor do estrógeno quando as mulheres entram na menoupausa, estudos recentes apontam a linhaça como capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama. A descoberta é da Universidade de Toronto, no Canadá.

Trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata. Somada a isso, ela também ajuda a controlar os níveis de colesterol.

A lignana, uma substância da linhaça que às vezes age como estrógeno, atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. No caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana ativa a contagem regressiva para a célula doente explodir.

A linhaça é rica em vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Ela também tem ômega-3 e 6, que atuam para a saúde cardiovascular.

Existe algum tipo de diferença entre a linhaça marrom e a dourada?


A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes.

A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Os dois tipos tem teores similares de omega 3.

A linhaça pode ser encontrada nas seguintes formas?


- Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias. A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.

- Farinha: é obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira.
- Óleo: é extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega-3. Fonte ainda de omega 6 e omega 9. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).

- Cápsulas: uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garanta sua qualidade.

A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Photobucket

Photobucket