A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Em todo o corpo existe esta camada de tecido gorduroso. A quantidade normal de tecido gorduroso no corpo é de mais ou menos 20% do peso do indivíduo. Quando ocorre aumento da quantidade do tecido gorduroso , passam à ocorrer alterações , com compressão de vasos e projeção deste tecido para a pele, ocasionando as alterações conhecidas como celulite. Entretanto, a celulite não é apenas aumento do tecido gorduroso, porque senão ela existiria em homens acima do peso ou obeso, o que não acontece.
Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa da acumulação de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite. É, na verdade uma soma de alterações, decorrentes sim do aumento de gordura, mas aonde vários fatores tem ação como hormônios, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.
ESTÁGIOS DA CELULITE
A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução.
Condição Normal (Grau 0)

Estágio 1 da celulite (Grau 1)

Estágio II da celulite (Grau 2)

Estágio III da celulite (Grau 3)

Estágio IV da celulite (Grau 4)

ALGUMAS DICAS PARA EVITAR A CELULITE
Não use cintas redutoras pois elas dificultam a circulação venosa e linfática.
Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal.
Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas
Cuidado com o sal, pois aumenta a retenção de líquidos no organismo.
O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
O salto alto usado freqüentemente é prejudicial.
Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
0 comentários:
Postar um comentário